quinta-feira, 14 de maio de 2015

No meu mundo #1 |NOVIDADE - Arte-terapia

Hello guys!

Hoje dou-vos a conhecer uma das minhas, mais recentes, aquisições e que vai iniciar este novo capítulo do blog "No meu mundo", onde partilho com vocês tudo aquilo que faz parte do meu mundo e, com o qual, podia viver... mas não seria a mesma coisa!

A novidade de hoje é muito, muito, muito especial para mim! 



Num dos muitos passeios que faço com o meu namorado até à Bertrand e à FNAC, descobri livros de colorir para adultos com desenhos de mandalas. 
Para quem não conhece, mandala, universalmente, significa "círculo" e é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. A sua forma circular reúne outras figuras geométricas variadas e é usada, há séculos, como expressão científica, artística e religiosa em várias culturas. Podemos encontrar mandalas na arte rupestre, na símbolo chinês do Yin e Yang e em muitos mais símbolos e tradições por todo o mundo. Contudo, o sentido original do termo sânscrito "mandala" está intimamente ligado ao budismo tântrico (podem saber mais sobre o budismo tântrico aqui: http://religioesnaocristas.no.sapo.pt/budismotantrico.htm) e à sua prática, e significa "círculo e centro". Abrangentemente, a mandala designa todo o universo e evoca a nossa relação com o mundo. 
No Tibete, a mandala é composta por areias coloridas e assim que se encontra finalizada está destinada a ser desfeita por um simples sopro dos monges, oferecendo-a, desse modo, a uma divindade. Esta prática consiste em recordá-los, mas sobretudo recordar-nos, de que tudo é efémero e que de nada serve agarrarmo-nos aos bens materiais.
No dia a dia, as mandalas são instrumentos de meditação para os praticantes mas também simples instrumentos de visualização. São muitas vezes usadas em decoração de ambientes e arquitectura.
Colorir mandalas favorece a concentração, uma respiração harmoniosa e interrompe a torrente de pensamentos que nos assalta diariamente. É uma forma de restabelecer a nossa saúde tanto exterior como interior. 

Para além dos desenhos em si me fascinarem imenso, todo o conceito envolvente me fez querer saber mais sobre esta prática e, principalmente, experimentá-la. Então, comprei o livro! 

Podem encontrar várias versões, mas eu optei pelo Arte-terapia, 100 Mandalas Para Colorir, Anti-stress, da editora O Arco de Diana e com ilustrações de Sophie Leblanc. Podem encontrá-lo na FNAC por 12euros (ou online, por 10.80euros, aqui: http://www.fnac.pt/Arte-Terapia-100-Mandalas-Para-Colorir-Varios/a849844), o que (já agora) é um preço fantástico para o livro que é, tem 100 (!) ilustrações e as folhas são bastantes grossas, o que impede que as cores passem de um desenho para o outro.



As mandalas deste livro inspiram-se nas tradições tibetanas e hindu, através das quais cada um de nós pode dar largas à sua criatividade, descontrair e descobrir o prazer de pintar. Não sou nenhuma pró mas sempre gostei de o fazer (ao contrário de desenhar), e encontrei neste livro a junção de vários mundos (pintura, expressão pessoal, arte-terapia e budismo) que me fascinaram. As ilustrações são lindíssimas e podem encontrar desde as mais complexas às mais simples. 







































(A ilustração que estou mesmo, mesmo a acabar.)


Aconselho vivamente!


O que acharam da ideia? Já conheciam?
Não deixem de partilhar a vossa opinião comigo!

Mil beijinhos,
Diana



5 comentários:

  1. Não conhecia ideia e achei muito interessante mesmo!
    Um dia hei de experimentar ahha

    http://dormirtarde.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Depois da "semente lançada", nunca mais se é o mesmo, não interessa a forma, não interessa como, entranha-se e é como o ar que se respira**

    ResponderEliminar