quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

E tu? Achas que sabes dançar?

Olá gente bonita do meu coração.

Hoje venho falar convosco sobre o novíssimo programa "Achas que sabes dançar?", que está a passar pela segunda vez na televisão portuguesa (nomeadamente na SIC, ao domingo à noite).
Como podem ver pelo meu "Sobre mim", aqui ao lado, eu sou uma apaixonada, doida "barrida", maluca, obcecada ... por dança. Talvez um dia destes vos conte a minha história com a dança. Mas, para já, adianto-vos que, apesar de ter não ter sido possível, ser bailarina era o meu grande sonho. Então sigo todos os programas de dança mais conhecidos como o "Dancing with the stars" e o "So you think you can dance", que, btw, são os melhores programas do mundo! Imaginem o quanto entusiasmada fiquei quando, pela primeira vez, o "Achas que sabes dançar" surge em Portugal!

(AAAAAAAAAHH! OH MEU DEUS! OH MEU DEUS! FINALMENTE! AI OPÁ! NUNCA MAIS É DOMINGO! NÃO QUERO NINGUÉM A OCUPAR A TELEVISÃO AO DOMINGO! PORTUGAL ESTÁ A EVOLUIR... FINALMENTE! SOOO HAPPY!)

Mas tal foi a minha desilusão com esta segunda temporada do programa... É verdade. Desilusão.

 Mais uma vez estava muito ansiosa...

(OH YEH! VAMOS LÁ SIC! NÓS CONTRA A CASA DOS DEGREDOS! MELHOR PROGRAMA DE SEMPRE DE VOLTA! NÃO QUERO NINGUÉM A OCUPAR A TELEVISÃO AO DOMINGO!)

Mas várias foram as razões que me levaram a acabar de ver o programa, no passado domingo, muito desiludida.
1ª - Foi preciso "irmos" até Espanha para arranjar um jurado. Porra! Já não basta Portugal desvalorizar tanto a dança e os seus dançarinos, como ainda tem "a lata" de ir buscar um dançarino estrangeiro para avaliar num programa português. Não... eu não sou racista, nem anti multiculturalismo e muito menos tenho algo contra o senhor (pelo contrário). A questão aqui não é essa. A questão é a seguinte: Portugal, POR FAVOR, valoriza mais o que é teu, porque o que é teu é MUITO bom! Tenho a certeza que muitos dançarinos profissionais portugueses sem trabalho, actualmente, poderiam estar a ocupar aquele lugar. Opá chorei, claro que chorei. (Ainda por cima o senhor fala tão rápido que nem percebo 20% do que ele diz.)
2ª - Então... Em programas como o "Factor X" e "Ídolos" a produção percorre praticamente Portugal todo para as audições. O "Achas que sabes dançar" teve em Lisboa e foi até Guimarães... e e... já é muito! Agora a sério... Vá lá SIC! Custava assim tanto ir, pelo menos, a mais uma cidade? O gasóleo está caro é? Olha os bilhetes de comboio e autocarro também!
3ª - Podia também falar da presença de uma atriz, que nada percebe de dança, no júri. Mas a isso já estamos habituados, tanto nos programas portugueses como nos estrangeiros...
4ª - As críticas construtivas dos jurados. Tirando um ou outro caso, as críticas dos jurados foram maravilhosas. Criticar dança é o forte deles, sem dúvida! Isso e elogiar a beleza das pessoas...

Mas também houve muitas coisas boas...
"Mais não seija" pelos magníficos dançarinos que por lá passaram. Um especial destaque ao dançarino de break dance que tinha uma limitação física mas que, apesar disso tudo e pondo a "pena" de lado, deu um show! (Não consegui encontrar a audição dele no youtube para vos mostrar. Caso consigam deixem o link num comentário.)

E pronto. Aqui têm o meu desabafo. 

Deêm-me a vossa opinião! Adorava saber! :)

Mil beijinhos,
Diana

Sem comentários:

Enviar um comentário