sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O cinema visto por olhos azuis #1 | Birdman

Olá!

Como o prometido é devido, hoje trago-vos a minha opinião sobre o filme "Birdman".
Fui ver esse filme na semana passada ao cinema mas tinha outros post's agendados e andei a trabalhar na página do blog no facebook (LIKE -> https://www.facebook.com/omundovistoporolhosazuis).

Hoje é o dia...

Como vos disse nos "Favoritos da Semana 19-25 Janeiro", A-DO-REI o filme e foi sem dúvida dos melhores que já vi até então!
Sem spoleirs, irei apenas dizer-vos o que mais gostei e o que menos gostei no filme. Se quiserem aprofundar isso e conhecer melhor esta história magnífica... têm de ver!

Tenho de começar pelos movimentos da câmara (não esperem nomes técnicos... não percebo nada de cinematografia, só sei apreciar...),  foi sem dúvida o meu elemento favorito. Diferentemente da maioria dos filmes, em que as câmaras estão "presas" num sítio e simplesmente se deslocam para trás e para a frente ou para os lados, neste filme a câmara assemelha-se a um olho humano, ou seja, segue os personagens e dá a conhecer os espaços como se fosse um humano a olhar, dando-nos a visão de pormenores que, até podem ser irrelevantes, mas que para mim fizeram toda a diferença no modo como vi e, sobretudo, vivi o filme. No fundo, temos mesmo a sensação de que fazemos parte daquela história, daquele espaço, e não que somos meros espectadores "do lado de cá".
Quanto às personagens... adorei umas, desiludiram-me outras. O meu personagem favorito foi o Mike (Edward Norton), que pode ser considerado como o segundo personagem principal. Achei ter sido essencial para o desenrolar da história e para o desenvolvimento do personagem principal (Riggan, interpretado por Michael Keaton). Na minha opinião, este filme sem este personagem teria um rumo completamente diferente e, sem dúvida, menos interessante. Para além disso, contribuiu para as melhores partes do filme! Porém, a personagem da Emma Stone, a Sam (filha do personagem principal), poderia ter sido muito mais desenvolvida. Continua a ter o seu papel relevante no filme, é certo, mas gostava que tivesse sido mais explorada (não tanto a sua relação com o pai, um pouco explorada no filme, mas a sua vida).
A história... é fantástica! Centra-se no drama sentimental e existencial de Riggan e no seu desenvolvimento enquanto pessoa/ator/ex-herói. Pode parecer chato estar quase duas horas a ver um filme em que o seu foco central é uma personagem e os seus sentimentos, mas... o filme está feito de uma maneira espetacular. É impossível perdermos o interesse! Nem sei bem como é que eles fizeram isso, sinceramente... "tiro-lhes o chapéu". Para além disso, o filme traz-nos momentos de comédia hilariantes... a sério. E não, não é daquela comédia muito batida nos filmes de sábado à tarde.
Outra coisa que adorei foi a banda sonora. Houve músicas de bandas sim... mas o som de fundo de grande parte do filme foi, só e simplesmente, o som de uma bateria que diminuia ou aumentava consoante os acontecimentos, fazendo-nos sentir uma ansiedade em saber o que vai acontecer a seguir que... é de louvar!
Quanto ao que menos gostei do filme... não posso deixar em branco aquela parte perto do final... Acho que foi exagerada. Mas nada que tenha estragado o filme, de todo! Fiquei também um bocado desiludida com a falta de variedade de espaços em que o filme se desenrolou, mas lá para o meio eles conseguiram mudar um bocado isso. 

E pronto, acho que não tenho muito mais para dizer.
Espero que não tenham ficado desiludidos com a minha apreciação superficial, mas não sou nenhuma perita. Apenas gosto de partilhar as minhas opiniões com vocês e saber as vossas!

Claro que todos os gostos são diferentes e, de certeza, haverá quem não tenha gostado assim tanto, ou não tenha gostado de todo. Mas se for o teu caso partilha a tua opinião comigo! Adoraria saber!

Se ainda não viste o "Birdman"... de que é que estás à espera?

Mil beijinhos,
Diana

.
Ps: Aqui deixo-vos o trailer oficial, para quem ainda não viu. Dá uma espreitadela!


1 comentário: